quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A Identidade do professor e sua própria aprendizagem

Com o advento tecnológico, as coisas parecem estar em profunda mudança. Porém como se procede essa mudança? Se faz necessário entender esse processo e buscar trabalhar de acordo com as possibilidades de ensinar e aprender ao mesmo tempo. O que se precisa é dominar de forma gradativa e não simplesmente endeusar a tecnologia. A aprendizagem é algo contínuo e as mudanças ocorrem no decorrer da vida, o novo e o velho se encontram e determinam a utilização de procedimentos baseados no momento e na realidade de cada um. A postura do professor deve ser a de mediador indispensável no processo de ensino-aprendizagem.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projeto: Resgate da Cultura Popular Nordestina

Conhecer a Cultura popular nordestina, dentro da prática e assim, valorizá-la e preservá-la.

Local: Colégio Estadual Dr. Milton Dortas.

Aplicação:

A proposta do projeto partiu das indagações do alunado com relação à discriminação, preconceito,devido ao desconhecimento desses jovens diante do tema. Assim, o projeto foi realizado de forma interdisciplinar, pois os alunos obtiveram informações e de forma independente, escolheram o segmento, e conheceram na prática a expressão da cultura popular. 

Resultados:

Conhecimento, Prática, Valorização e Preservação!!!

Tecnologias existentes na minha escola


No passado  avançamos e hoje, continuamos a avançar !


Tecnologias e Humanas Necessidades




A maoir de todas as tecnologias...

Nós Temos!!!

sábado, 25 de setembro de 2010

Projeto

Nome do Projeto: Inclusão tecnológica: Família e Escola
Professores(Parceiros): Cristina de Santana Menezes
Geraldo Henrique dos Santos Prata
Verônica Oliveira Conceição

Onde o projeto será desenvolvido?
Escola Municipal Carvalho Neto

Descrição do projeto:
Sensibilização- apresentar a proposta do projeto e inscrições;
Laboratórios- Trazer o público alvo(Pais e alunos), para conhecer o ambiente e desenvolver o trabalho que será distribuído no período de 40hs;
Avaliação: Os cursistas apresentarão o produto final(Blog) e responderão a um questionário;
Culminância: relatos de experiências. Onde outros pais e participantes da comunidade escolar participarão.

Questões de Investigação: A participação dos pais para a inclusão no ambiente escolar(utilização das tics), assim como a interação deles com a realidade educacional.

Procedimentos de trabalho: Esse trabalho será realizado utilizando a oralidade e a prática no laboratório de informática.

Este projeto envolve alunos de que nível?
Alunos do ensino fundamental maior( 6º ao 9º ano) e pais.

Número de participantes:
30 – 15 alunos e 15 pais.

Período provável de desenvolvimento do projeto:
70 dias

Informações complementares:
Sabemos que a escola é composta não só por alunos e professores. Os pais estão extremamente envolvidos na comunidade escolar e percebe-se a necessidade que os mesmos tem de interação maior com as práticas desenvolvidas com seus filhos dentro da escola, visto que isso denota, tanto o desenvolvimento do ensino-aprendizagem, como também forma de maneira mais íntegra o cidadão.

Projetos pedagógicos com tecnologias

Trabalhar com projetos mostra um avanço muito grande na educação, pois muda a cara da relação professor/aluno, aquele passar a assumir uma postura de mediador e orientador e este, toma uma posição de autor, principalmnte porque essa atividade abre as cortinas de sua realidade. O projeto muda a educação sem desvalorizar seus atores.As tecnologias são indispensáveis para uma execução eficiente.

Currículo desenvolvido na ação

O avanço tecnológico já faz parte de nossas vidas, na grade curricular então, é extremamente elementar, pois as tecnologias jamais poderão ser trabalhadas de forma aleatória, como muito bem diz o texto, precisa-se de responsabilidade e organização para atualizar essa prática que vem a ser o ícone do processo educativo sempre.

RELATOS SOBRE A AULA.

A aula transcorreu de forma produtiva, devido a busca de proporcionar ao aluno a sua condição de ser protagonista na construção do seu conhecimento crítico a respeito do uso do conhecimento histórico, para melhor compreender a realidade do mundo contemporâneo ao seu redor, através da arte e do conhecimento científico produzido em um período que buscou valorizar o ser humano, não só através da razão, mas sobretudo da sensibilidade de perceber a presença da arte em sua vida.

Plano de Aula - Renascimento Cultural

Tema: Renascimento Cultural: A arte e a ciência valorizando o ser humano.
Autor: Geraldo Henrique dos Santos Prata
Objetivo: Compreender a importância da arte e do conhecimento científico na construção de valores morais, éticos e estéticos, do que é ser humano.
Conteúdo:
Renascimento Cultural: conceitos;motivações históricas(políticas econômicas , sociais e culturais); características: racionalismo, humanismo e antropocentrismo.

Metodologia: leitura e produção de texto das características do espírito artístico e científico dos pensadores. Pesquisa no laboratório de informática , explorando textos e imagens das várias obras artísticas do período renascentistas.

Avaliação: produção de texto abordando a importância da arte e da ciência na percepção dos princípios humanistas. Apresentação dos alunos das obras de arte através de uma leitura crítica dos objetivos artísticos dos pensadores renascentistas.

Referências Bibliográficas:
BURCKHARDT, Jacob.A Cultura do Renascimento na Itália. São Paulo: Companhia das Letras. 2009.

Projetos de trabalho e aprendizagem colaborativa

Lucas Ciavata realiza um trabalho muito interessante, principalmente com relação a interação e sincronia, elementos indispensáveis para um bom relacionamento em sala de aula, como também para o ensino-aprendizagem. Todos tem que perceber a importância existente no trabalho colaborativo. Ninguém consegue realizar nada sozinho!

Blogs para a aprendizagem

O trabalho com blogs consiste na busca do protagonismo com relação a produção e aquisição do conhecimento. Além de tudo eles permitem um trabalho dinâmico e atraente por possibilitar a publicação de textos, imagens, também elenca atividades baseadas na realidade de quem produz.

As Wiki como Espaço de Autoria

As wiki são realmente espaços de autoria que traz a interessante surpresa em transformar o conhecimento, não apenas pela possibilidade de pesquisa, mas também pela participação autônoma nesse processo de construção.

Conhecendo as atividades dos colegas

Pode-se perceber que a atratividade com relação ao trabalho com hipertexto é unânime, pois pelo que observei todos assimilaram a importância dessa ferramenta para a construção do conhecimento. Parabéns a todos!

O que é Hipertexto?

Hipertexto

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto


Etimologia
O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva. O termo hipertexto, cunhado em 1965, costumeiramente é usado onde o termo hipermídia seria mais apropriado. O filósofo e sociólogo estadunidense Ted Nelson, pioneiro da tecnologia da informação e criador de ambos os termos escreveu:
Etimologia
O prefixo hiper - (do grego "υπερ-", sobre, além) remete à superação das limitações da linearidade, ou seja, não sequencial do antigo texto escrito, possibilitando a representação do nosso pensamento, bem como um processo de produção e colaboração entre as pessoas,ou seja, uma (re)construção coletiva.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Etimologia


História
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto#Etimologia

Navegação em Hipertexto

Navegar em hipertexto pode ser considerado uma viagem ao muindo do conhecimento, através de um dinamismo indescutível. Foi uma experiência muito satisfatória no que diz respeito principalmente a uma forma resistente em aceitar a utilização desse procedimento. Proveitoso e prazeroso!!

A necessidade do professor em continuar aprendendo e a sua postura diante das novas tecnologias

Com o advento tecnológico, as coisas parecem estar em profunda mudança. Porém como se procede essa mudança? Se faz necessário entender esse processo e buscar trabalhar de acordo com as possibilidades de ensinar e aprender ao mesmo tempo. O que se precisa é dominar de forma gradativa e não simplesmente endeusar a tecnologia. A aprendizagem é algo contínuo e as mudanças ocorrem no decorrer da vida, o novo e o velho se encontram e determinam a utilização de procedimentos baseados no momento e na realidade de cada um. A postura do professor deve ser a de mediador indispensável no processo de ensino-aprendizagem.

O Uso das Tecnologias na Prática Pedagógica

Diante de mudanças tão rápidas e até mesmo pelo contexto histórico de cada situação, deve-se entender que as mudanças existem, porém sem desfazer o que já se construiu até o momento. Trabalhar com o velho e com o novo, de acordo com a necessidade e possibilidade, isso fará a diferença para a inserção de novas tecnologias!

Educação e Tecnologia

Não tem mais para onde correr. As tecnologias estão sendo inseridas nas escolas de forma avassaladora e como muito bem explicita o professor DOWBOR, em sua entrevista, a comunidade escolar deve ser preparada para esse avanço que traz mais dinamismo, aprendizagem e muda de for ma gradativa e obrogatória a história da educação.

Relatos dos colegas

Ao ler algumas contribuições pude perceber que os colegas tem uma perspectiva valiosa com relação em transformar os alunos em verdadeiros cidadãos e assim se sentir como tais. Muito pertinente a consideração do colega Daniel, quando tem a preocupação em despertar o senso crítico no alunado. Parabéns!

Quem Sou Como Professor e Aprendiz

  CONSIDERO-ME UM EDUCADOR QUE BUSCA O EQUILÍBRIO ENTRE A VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL, ATRAVÉS DE PRINCÍPIOS MORAIS E ÉTICOS QUE VALORIZEM A COMPREENSÃO, RESPEITO, RESPONSABILIDADE PARA COM O PRÓXIMO. ACREDITO COMO HUMANISTA NA CONQUISTA DA CIDADANIA COM O DESENVOLVIMENTO DE UMA PERSONALIDADE CRÍTICA, COM HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE FACILITEM NOSSA INTERAÇÃO COM A SOCIEDADE E TODO O MUNDO, EXERCENDO COM DIGNIDADE A NOSSA CONDIÇÃO DE CIDADÃOS.                                                                                          
        PARA QUE ESTE OBJETIVO MAIOR SEJA CONCRETIZADO, CADA UM DE NÓS NA CONDIÇÃO DE EDUCADORES DEVEMOS CONTRIBUIR COM O FRUTO DE NOSSOS SABERES E REFLEXÕES, EXPRESSAS EM NOSSO COTIDIANO.

Um Pouco de Nós é Muito

Oi pessoal, peço desculpas pelo considerável atraso, mas estou aqui para interagir neste forum. Sou professor Geraldo Henrique, trabalho para o município e para o Estado, minha especialidade é história, por opção, amo minha área e nossa profissão. Espero que esse curso venha contribuir para a melhoriia na minha prática didática e também para me inserir mais no mundo tecnológico. Abraço!